Aos 14 anos, Naná Silva será a mais jovem tenista da história do Brasil a entrar no ranking da WTA

Por Portal Opinião Pública 19/09/2024 - 12:16 hs
Foto: Marcel Merguizo

A tenista brasileira Nauhany Silva, de apenas 14 anos, irá figurar no ranking da WTA (Associação das Tenistas Profissionais) a partir da próxima segunda-feira (24). Com isso, ela será a tenista mais jovem na história do país a aparecer na lista.

A entrada da Naná – como é carinhosamente apelidada pela família – no ranking da WTA acontece após ela somar pontos em três torneios profissionais diferentes, um dos critérios que a associação exige para que uma tenista integre a lista. A pontuação foi obtida com vitórias no qualifying do W50 de São Paulo, em março, quando ela venceu a americana Jaeda Daniel; na chave principal do W35 de São Paulo, ao derrotar a romena Maria Toma; e mais recentemente com vitórias no qualifying do W35 de Leme. As três competições fazem parte do Circuito Mundial da ITF (Federação Internacional de Tênis).

Considerada uma das grandes promessas do país na modalidade, Naná foi campeã – em abril deste ano – da Roland-Garros Junior Series, em São Paulo. O triunfo garantiu a ela um lugar na chave de simples do torneio juvenil do segundo Grand Slam do ano, realizado em maio.

Nesta semana – e ainda sem a presença de Naná – 16 tenistas brasileiras integram o ranking da WTA, sendo Bia Haddad Maia a melhor ranqueada, em 17º lugar.